sexta-feira, 23 de abril de 2010

Reflexão da Semana !!!

Espero que tod@s leiam, e que possamos fazer um grande debate seja on line por falta de tempo ou em reuniões para ampliar nossos horizontes, mas não deixamos de comentar, pois talvez depois deste email tenhamos a resposta que a muito tempo nos vem martelando em nossas cabeças!!!!!!!
Que Movimento Negro Somos nós????



Talvez o primeiro grande desafio que tenhamos que superar entre nós seja algo que é muito caro a cada negro e cada negra brasileira que é sua vaidade. Infelizmente, a vaidade, seja ela pessoal, ou institucional (mas uma quase sempre vem acompanhada da outra) tem sido uma das nossas grandes tragédias como movimento político.

No MN ninguem quer ser liderado. Todos e todas colocam-se o tempo todo como lideranças mas, efetivamente, vemos que lideranças temos pouquíssimas. Liderar é antes de tudo ter a coragem precursora de abrir os caminhos, de abrir novas trilhas e trazer o grupo junto. Poucos e poucas têm tido essa coragem política, mas na hora do frigir dos ovos, ninguém quer servir, mas, sim, ser servido.

O MN negro que somos hoje pouco importa, o que importa na realidade, é saber que movimento queremos ser; o que queremos para este país e para o nosso povo. Com estas respostas, olharemos o futuro e sentiremos renascer em nós a utopia, mola propulsora da esperança, que nos projeta à frente e nos coloca diante de nossa verdadeira responsabilidade perante a história

Falamos de conceitos distintos. O que ele chama de Movimento Negro, eu chamo de lobbie – e antes que algum patrulheiro de plantão se pinte para a guerra, antecipo que lobbies são legítimos na democracia, mas a sua pauta é radicalmente distinta da pauta de um movimento social.
Lobbies se pautam pela defesa de interesses de grupos restritos, com freqüências interesses econômicos. Movimento Social se pauta pela defesa de interesses mais amplos que chocam com a ordem e interesses dominantes na sociedade e tem como característica fundamental a solidariedade entre pares.


Em nosso caso, não é de lobbies que precisamos, mas de um Movimento Social ativo, protagonista, altivo, contestador da ordem racista vigente, aberto ao diálogo com amplos setores da sociedade, capaz de fazer alianças para mudar o Brasil.


O que temos, no entanto, é desalentador. Nenhum Governo liga prá nós, a não ser como dóceis instrumentos de cooptação. Essa regressão, camuflada em conferências e marchas, em verdade, só se dá porque o Movimento Negro abdicou do papel de Movimento Social para se tornar um conglomerado de lobbies, com interesses e representantes específicos.



Veja o resto desta reportagem no blog: http://guebala.blogspot.com/2010/03/debate-movimento-negro-o-que-somos-e-o.html
ou http://guebala.blogspot.com/







--
Rubinei Silva Machado
telefone: 53 - 84074366
email: rubinei53@gmail.com